Dia de Cinema – Sexta estréia Wall.e

Mas que belezura!!!! Desde 1º de janeiro de 2000, quando Toy Story 2 foi lançado, sempre aguardo com inquietação pelo próximo lançamento da Pixar. Até hoje, nunca fui frustrado pela espectativa, e pelo visto esse ano não vai ser diferente!!!

Um fim de semana fílmico para todo mundo.

Texto estraído do Site G1, que por sua vez foi compilado da Reuters, que ainda foi baseado em artigos diversos. Mundo Globalizado!

Começa a corrida pelo Oscar 2009

Animação “Wall.e” desponta como primeiro forte concorrente ao prêmio.

Com o lançamento nesta sexta-feira (27) da nova animação da Pixar, “Wall-e”, começa a temporada de pretendentes ao Oscar 2009.

É uma largada não-oficial, é claro. Tecnicamente, qualquer filme lançado comercialmente por ao menos uma semana em Los Angeles desde o início do ano pode concorrer à estatueta da Academia. Entretanto, os longas que estréiam na primeira metade do ano raramente aparecem entre os indicados ao Oscar.

O Festival de Cannes, que aconteceu em maio, também não ajudou a esclarecer a situação: ao lado de diversos filmes estrangeiros promissores, apenas “Changeling”, de Clint Eastwood, estrelado por Angelina Jolie, apareceu como candidato de Hollywood.

De forma geral, os blockbusters da temporada de verão americana não são considerados dignos de Oscar. Mas se o público e a crítica aplaudirem “Batman – O cavaleiro das trevas”, que traz Heath Ledger como o vilão Coringa, este filme pode virar um forte concorrente. O novo “Batman” tem estréia mundial prevista para 18 de julho.

Elogiada atuação de Ledger pode render Oscar póstumo

Na história do Oscar, apenas um prêmio de melhor ator foi entregue postumamente (para Peter Finch, em 1976), mas cinco outras vezes atores que tinham morrido logo antes foram indicados à estatueta, incluindo James Dean.

Animação

Enquanto os estrategistas do Oscar esperam o segundo semestre para lançar uma onda de candidatos, a corrida pela estatueta de melhor animação já ganha forma.

A crítica recebeu “Wall-E” de forma muito positiva — Robert Wilonsky, do “Village Voice”, públicou que o longa-metragem é “de tirar o fôlego e emocionante”, por exemplo. Não há dúvida de que a nova produção da Pixar vai conseguir uma vaga na disputa pelo prêmio de melhor animação. A questão agora é se “Wall.e” vai virar candidato na categoria melhor filme.

Pixar volta a combinar grande roteiro com excelente animação

Se o público de hoje abraçar “Wall.e” do jeito que uma geração do passado recebeu “E.T”, de Steven Spielberg, o longa-metragem da Pixar pode competir com os filmes de gente grande pela estatueta de melhor filme.

De qualquer forma, a animação gerada em computador “Wall.e” deve dominar os concorrentes de animação, que, de acordo com o número de produções previstas para este ano, deve resultar em três indicados.

“Horton e o mundo dos quem”, dos estúdios Fox e Blue Sky, parece um forte candidato. A Dreamworks Animation terá duas chances a entrar na disputa, com “Kung Fu Panda” e “Madagascar 2”, que estréia no fim do ano.

Outros longas de animação que têm chances de aparecer entre os indicados são o israelense “Waltz with Bashir” e “Coraline”, adaptação de Henry Selick do livro de Neil Gaiman.

Na disputa dos filmes com atores reais, a situação é bem mais obscura. Em Cannes, o drama de época “Changeling” teve boas críticas, colocando o novo trabalho de Eastwood na trilha de “Entre meninos e lobos”, de 2003. Jolie foi citada como uma provável indicada ao Oscar por sua atuação como uma mãe solteira que luta contra tudo e todos.

Deixe um comentário