Fábio_Prina_blog _cinema_cultura_música_livros_fotografia_ e_outras_besteiras_desinteressantes.

18 de outubro de 2013

Antes do filme acabar

Jesse-Celine-jesse-and-celine-34803905-500-328

Celine e Jesse se conhecem e se apaixonam em Antes do Amanhecer (Before Sunrise)

Há filmes que foram feitos exclusivamente para você, seja você quem for. Falo isso porque existe um feito só pra mim. Um que na verdade são três e são casos em que eu me pergunto se a minha vida está imitando a arte, ou a arte imita a minha vida.

Conheci Jesse & Celine quando eles se conheceram. Foi num vhs surrado, que assisti e reassisti, na sala da casa dos meus pais, aquele amor eterno de uma noite. Era jovem naquela época, digo, jovem demais para compreender tudo que o filme me mostrava e não conseguia imaginar como continuaria, tanto filme como a minha própria vida. A reticência no final era um desafio para encarar o meu próprio futuro. Se na tv o amor em Viena tinha ficado no ar, no sofá me perguntava se algum dia ia viver aquilo.

Reencontro do casal em Antes do Pôr do Sol (Before de Sunset)

Reencontro do casal em Antes do Pôr do Sol (Before de Sunset)

Reencontrei Jesse & Celine, quando começava a amadurecer, saia da infância dos filmes em casa, para a adolescência do cinema. Fui para Porto Alegre num final de semana para ver o filme que passava em poucas salas lá. Aqui na Serra, lembro bem, sequer chegou a figurar na programação de um único cinema. Havia lido as notícias de que o casal que havia se despedido numa estação de trem em 1994 se encontraria em Paris, em 2003. E se encontraram. O amor inabalável daquela única noite, nove anos antes, havia se abalado e os dois tinham traçados as suas próprias vidas. Eu também, mas continuava ainda com a nostalgia de que pudesse viver como eles viveram antes. Muito mais do o amor que os dois tiveram há anos atrás, naquele reencontro eles também mostraram que tinham problemas com eles mesmos. Eu também tinha e tinha muito o que decidir.

Tempo, dinheiro, trabalho, romance e outros grandes problmas em Antes da Meia Noite (Before Midnight)

Tempo, dinheiro, trabalho, romance e outros grandes problemas em Antes da Meia Noite (Before Midnight)

Ontem à noite, revisitei Jesse & Celine, agora em 2013, no sofá do meu apartamento. Assisti depois do jantar, preparado pela minha namorada, que vive comigo há mais de dois anos. Esperamos que a nossa pequena filha pegasse no sono e deixamos o volume baixinho para que ela não acordasse. O casal da ficção tem meninas gêmeas, problemas financeiros, dúvidas, pouco tempo, trabalhos sufocantes, lembranças, ciúmes…. Tudo isso, assim como nós. Dessa vez eles estão na Grécia, passando um verão inesquecível em família. Eles observam o amor jovem de um casal de namorados, conversam com os mais experientes, dividem o tempo com os filhos e uma tentativa de romance. A garrafa de vinho ficou sobre a mesa, nem sempre dá para terminar. O telefone toca, não tem como não atender, pode ser uma emergência.

Me estarreceu, o terceiro encontro de Jesse & Celine não termina ambíguo. Ele pede desculpa, ela pede desculpa. É o estresse, é a correria, a brincadeira volta, com tom de deboche, o sorriso chega ao rosto. É quase meia-noite, é hora de dormir. Fomos dormir, nós três, sabendo que vamos continuar juntos, dividindo o tempo, nossa paciência e nosso dinheiro. Jesse & Celine foram aproveitar um pouco o tempo. Amanhã o dia recomeça e a rotina retorna.

As minhas histórias não são exatamente as mesmas de Jesse & Celine. Nunca me apaixonei em Viena, nunca me reencontrei em Paris e nunca passei férias na Grécia, mas não há como não traçar um paralelo. Particularmente me sinto narrado em cada filme, em cada momento. Que grata surpresa assistir cada um dos filmes desses personagens. Eles transcendem o cinema e acabam se transformando em conhecidos, aqueles que se houve uma notícia de vez em quando. Desejo revê-los em uma próxima oportunidade.

Deixe um comentário »

Nenhum comentário ainda.

RSS feed for comments on this post. TrackBack URI

Deixe um comentário

Blog no WordPress.com.

